ANTIMOFO
Conhecido como bolor ou mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos.A presença do mofo e também do bolor dentro de casa se torna muito mais comum durante o inverno ou em períodos chuvosos. Não deixar a casa fechada, com isso os cômodos se tornam úmidos e pouco ventilados, o que torna o ambiente ideal para a proliferação.
Estima-se que existam até 300.000 espécies de fungo, sendo que alguns tipos produzem substâncias tóxicas.
Dentre as doenças transmitidas por mofo são:
▪ Síndromes aspirativas
▪ Asma
▪ Sinusite
▪ Bronquite aguda ou crônica
▪ Fibrose Cística
▪ Refluxo gastresofágico
▪ Pólipos nasais
▪ Infecções virais
▪ Pneumonia bacteriana
▪ Enfisema Pulmonar
▪ Sarcoidose
▪ Tuberculose
▪ Câncer pulmonar
Precauções:
- Manter boa iluminação e ventilação da casa, preferindo casas ensolaradas.
- Utilizar capas de colchões e travesseiros impermeáveis, pois evitam a penetração de umidade e consequentemente o desenvolvimento de ácaros e fungos.
- Retirar as roupas que ficam guardadas muito tempo, lavando-as e colocando-as ao sol antes de usar. - Evitar deixar toalhas molhadas no banheiro pois facilitam a proliferação de fungos.
- Verificar se existe alguma situação que favoreça a umidade em casa, escritórios tais como infiltrações e vazamentos.
Controle:
O trabalho de antimofo consiste na eliminação de fungos que se desenvolvem em áreas com alto teor de umidade e pouco ou nenhuma aeração e luz solar.
O tratamento consiste basicamente de uma aplicação direcionada para a área afetada e espacialmente, com atomizador elétrico com produtos específicos com características fungicidas e fungistáticas.