top of page

Alerta!Com o verão, cresce o aumento dos casos de Leishmaniose


Durante o verão, com a presença de chuvas, ocorre acúmulo de lixo e reservatórios de água parada, tornando possível a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a Leishmaniose, doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero leishmania e transmitida por mosquitos do gênero phlebotomus.


Há mais de um tipo de transmissão, a visceral, conhecida como calazar, e tegumentar, conhecida como úlcera de bauru. As transmissões acontecem quando a fêmea se alimenta, principalmente, do sangue de canídeos (cão) e roedores, fazendo com que o homem, acidentalmente, também acabe fazendo parte da cadeia de transmissão.


Apesar de ser mais comum em florestas, também ocorre nos centros urbanos, colocando os canídeos como principais hospedeiros. Por isso, é importante que você se atente aos locais da casa, terreno e pets, para que você, sua família e os animaizinhos da casa estejam sempre protegidos.


Sintomas:


1️⃣ Transmissão Tegumentar: forma de úlcera cutânea, que aumenta de tamanho e não cicatriza.


2️⃣ Transmissão Visceral: em sua forma clássica, pode ser uma infecção assintomática e inaparente, febre, anorexia, anemia e pele com a presença de mucosas, além de hemorragias e volume na região abdominal.


O controle de pragas é essencial na prevenção da doença e possíveis criadouros do mosquito. Entre em contato e mantenha o ambiente livre de toda e qualquer praga que possa tirar sua paz!

bottom of page