top of page

ALERTA PARA A POPULAÇÃO DE SANTOS A REGIÃO

Veja o depoimento de um médico sobre aumento expressivo de dengue e Chikungunya na baixada Santista: ''Hoje, não temos nenhuma dúvida o quanto a Covid-19 é uma doença extremamente grave e levou nosso Sistema de Saúde a beira do colapso.

Porém, nos últimos 2 meses, atendendo como médico nas UPAs de Santos, tenho me deparado com um aumento expressivo nos casos de Dengue/Chikungunya na Baixada Santista. O que me causou certo espanto é que não tenho visto uma campanha firme por parte das autoridades em conscientizar à população acerca dos cuidados e dos riscos dessas doenças, que assim como a Covid-19, inspiram muitos cuidados.

Particularmente, de cada 10 pacientes atendidos em um plantão de 12 horas, metade deles vêm ao consultório com sintomas de Dengue ou Chikungunya, sendo que no último caso, as dores articulares são tão intensas que o doente necessita do auxílio de cadeira de rodas.

As medidas básicas para a prevenção de ambas doenças são simples como:

- Não deixar água parada, a fim de evitar proliferação dos mosquitos;

- Evitar exposição ao mosquito (exemplos: uso de repelentes, colocação de telas em janelas).

Aos sinais dos primeiros sintomas (cefaléia intensa, dor atrás dos olhos, dores articulares, inchaços em mãos e pés, dores musculares, manchas pelo corpo e coceira) procurar auxílio médico para o devido tratamento.''

Saúde a todos,

André Antongiovanni Sallum

CRM-SP 216283

Fonte: https://m.facebook.com/ViveremSantos/



bottom of page